Consistência e estabilidade colocam a Manroland Sheetfed em posição rentável para o 4º ano consecutivo

No seu quarto ano consecutivo de rentabilidade, a Manroland Sheetfed GmbH está posicionada para registar um dos seus melhores anos, de acordo com o CEO da empresa, Rafael Peñuela.

Durante uma entrevista conjunta de industriais asiáticos, na qual participaram os seis diretores da empresa do Japão, Coreia, Malásia-Singapura, Tailândia e Indonésia, o Sr. Peñuela disse que 2015 estava prestes a tornar-se o ano mais rentável da Manroland Sheetfed no passado recente.

Expressando bastante satisfação com o desenvolvimento da empresa, o Sr. Peñuela sublinhou o aumento da carteira de novas encomendas, nomeadamente mais 30 % de encomendas do que no ano anterior. O Sr. Penuela expressou com bastante convicção que "2015 será o quarto ano consecutivo onde permaneceremos rentáveis – e muito provavelmente vai ser o melhor dos últimos quatro anos".

Abordando o tema das operações da empresa face ao mercado de impressão global, o Sr. Peñuela reafirmou a importância da região asiática, destacando o forte compromisso da Manroland Sheetfed com a região e a sua contribuição crescente para o recente sucesso da empresa.

Desenvolvendo este assunto, o Sr. Peñuela afirmou que o mercado asiático ainda representa uma grande parte do volume de negócios da Manroland Sheetfed no segmento de máquinas novas e que novas melhorias no clima económico poderiam fomentar ainda mais crescimento, uma vez que as empresas gráficas iriam beneficiar da vantagem da nova tecnologia para se manterem competitivos no mercado interno, bem como para explorar novos mercados de exportação.

Sobre as perspetivas para a indústria de impressão global, em geral, o Sr. Peñuela disse que embora estas sejam positivas para o futuro previsível e prosseguindo numa fase de consolidação, algumas áreas, incluindo a impressão de embalagens, foram ajustadas para um crescimento bastante mais significativo. Quando questionado sobre o offset versus impressão digital, destacou as vantagens de ambos os processos, explicando que coexistem há muitos anos e assim iriam continuar no futuro. Sobre os custos mais baixos do offset, ele disse: "Eu ainda estou convencido de que quando falamos de custo por cópia, não há forma mais barata e eficiente na produção industrial de papel e cartão do que a impressão offset ", e essa mesma impressão oferece "possibilidades quase infinitas de melhoramento inline."

A fim de resolver os problemas atuais de maturidade do mercado, menor rentabilidade, as questões ambientais e falta de formação de pessoal, o Sr. Peñuela lançou o desafio às empresas gráficas para aprenderem com os erros do passado e adotar duas estratégias importantes para lidar com os mesmos. A primeira será tornar-se um líder de custos especializando-se em determinados produtos e a segunda especializar-se em processos de valor acrescentado. Apontou igualmente para a importância da especialização de pessoal para tirar o máximo partido da tecnologia mais recente, tal como abordada pelo programa TOP (Technology+Organization+Personnel) da Manroland Sheetfed, que algumas das maiores empresas gráficas globais começaram a adotar, com resultados encorajadores de desempenho.

Rafael Penuela, CEO Manroland Sheetfed Gmb