Fim do horário de trabalho reduzido na Manroland

Manroland Sheetfed irá retomar o horário de trabalho normal após uma subida de novos pedidos.

Offenbach, 22 de abril de 2015. A Manroland Sheetfed GmbH, que em Janeiro implementou um horário de trabalho reduzido para aproximadamente 800 funcionários da sua sede e fábrica localizadas na Alemanha, anunciou hoje que irá retomar o horário de trabalho normal a partir de 1 de maio.

A empresa que registou uma queda na procura por parte da China e se viu forçada a implementar um horário reduzido, anunciou que tanto a China como outros mercados reagiram satisfatoriamente, pelo que neste momento existem condições de retomar as horas de trabalho normal.

O porta-voz da empresa declarou: “A redução no horário de trabalho reduzida é apenas uma das ferramentas a disposição da empresa para adequar a procura com a oferta. Iremos utilizar outras medidas para evitar o plano de horário reduzido sempre que possível, mas desta vez o excesso de capacidade produtiva era inevitável sem aplicação desta medida.”

Estagiários e aprendizes foram excluídos da medida de trabalho reduzido, a qual estava prevista até ao final de junho deste ano.

Sobre Kurzarbeit

"Kurzarbeit", literalmente “trabalho reduzido", é um modelo de subsidiar trabalho utilizado pelo Governo na Alemanha onde os empregadores têm a possibilidade de reduzir o horário de trabalho e os funcionários abrangidos por este regime recebem entre 60 e 67 por cento do seu salário da Agência de Emprego Federal da Alemanha. Os empregadores beneficiam igualmente de um seguro social no âmbito deste regime. Antes da crise financeira, as empresas na Alemanha podiam recorrer a regime de horário de trabalho subsidiado por um período máximo de 6 meses, tendo este prazo sido temporariamente alargado em junho de 2009 para 24 meses até ao final do ano, altura em que a medida foi novamente revista e o prazo alterado para o limite de 6 meses. Este instrumento de trabalho reduzido foi anunciado com uma das medidas de contenção mais eficazes durante a crise e ao longo da mesma.

Comentários

Enquanto alguns países estão ainda a lutar para alcançar a recuperação económica, a Alemanha parece ter seguido uma estratégia de sucesso que a colocou numa boa posição económica.

Durante a recessão a Alemanha implementou uma medida controversa para salvar os empregos dos funcionários mais especializados e competentes, fomentando a criação de empresas que os manteriam empregados enquanto o nível de encomendas se mantinha reduzido. A estratégia, denominada Kurzarbeit revelou-se um caso de sucesso efetivo na Alemanha.

A ideia subjacente a esta medida é preservar o ativo mais vital de uma empresa como a Manroland Sheetfed, os seus funcionários altamente qualificados. Estes funcionários representam um avultado investimento num negócio a longo prazo, que atualmente mantém os seus padrões de exigência de elevada qualidade, já que as exportações estão sendo retomadas.

Durante este período a empresa manteve-se saudável. De acordo com a sociedade gestora de participações, o grupo industrial britânico Langley Holdings PLC, que detém a Manroland Sheetfed, a empresa já recuperou mais de €40 milhões desde que o negócio foi adquirido em janeiro de 2012.