Acionista da Manroland Sheetfed recupera investimento

Investimentos de impressão de Langley em fraca saúde financeira

Reproduzido sob autorização de Print Monthly. Publicado a 12 de Maio de 2016.

Langley Holdings PLC, um grupo na área da de engenharia que há quatro anos interveio para salvar a divisão folha-a-folha da Manroland AG, recuperou o seu investimento no construtor de máquinas de impressão - de acordo com os relatórios de contas mais recentes do grupo.

No seu relatório de Presidente, Tony Langley afirma: "... por altura do final de 2015, a situação da tesouraria do grupo tinha ultrapassado o nível em que estaria caso a aquisição não tivesse ocorrido." A empresa adquiriu o negócio e os ativos da divisão folha-a-folha em fevereiro de 2012 pelo montante 85 milhões de euros.

De que forma? A Manroland tem andado bem nestes últimos quatro anos, mas não assim tão bem. A resposta está no negócio que Tony Langley fez com o administrador Werner Schneider em fevereiro de 2012.

Basicamente foram adquiridos todos os ativos da divisão - terreno, fábrica, maquinaria, stocks, trabalhos em curso, o passivo - e as ações em mais de quarenta filiais ainda-solventes espalhadas pelo mundo – por um valor na ordem dos 35 centavos de dólar. Depois, à medida que a nova Manroland Sheetfed GmbH foi iniciando a sua atividade empresarial, muitos desses ativos fortemente depreciados começaram a converter-se em dinheiro: as dívidas assumidas foram cobradas, os stocks e trabalhos em curso foram transformados em novos devedores e todo o excedente de terreno e fábrica foi vendido, tendo os negócios sido concentrados num único local. Acresce ainda um modesto lucro comercial a cada ano e num ápice o investimento é recuperado.

E durante todo este tempo Langley não colocou um único centavo na sua divisão Manroland, a empresa tem-se mantido independente desde o negócio de Langley, apesar dos milhões gastos no desenvolvimento da ROLAND 700 EVOLUTION de próxima geração e contínua formação de aprendizes.

Langley fez corretamente os seus cálculos e hoje tanto a Manroland Sheetfed, como a empresa-mãe estão evidentemente com ligeira saúde financeira. Embora não um seja um executante brilhante em comparação com outras divisões, o construtor de máquinas de impressão contribuiu com aproximadamente 10% para o lucro antes de impostos do grupo Langley Holdings, subindo o resultado do grupo para 106,7 milhões de euros. Langley afirma estar "muito satisfeito com os resultados nesta divisão".

Diz ainda que a Druck Chemie, o fabricante de produtos químicos para o sector da impressão adquirido em novembro de 2014, teve "uma atividade satisfatória" no seu primeiro ano enquanto empresa do grupo.

E quanto ao futuro? Será que Langley irá resgatar o seu investimento, agora que o construtor de máquinas de impressão inverteu a sua trajetória? Pouco provável. Langley não vendeu nenhuma das empresas que salvou em mais de duas décadas. E nem precisa, o grupo não tem dívidas e reporta ativos de tesouraria no valor de 330 milhões de euros em 31 de dezembro de 2015.

O próprio Langley não é propriamente desprovido de recursos, figura este ano na lista de Forbes dos bilionários mundiais com o número 1577 com uma fortuna pessoal estimada de US $ 1,3 biliões e com dois filhos jovens já no negócio, a dinastia parece estar definida para a próxima geração. Ao que parece, Langley vai fazer parte da indústria da impressão por muito tempo.

Clique aqui para transferir o relatório anual & Contas 2015 da Langley Holdings PLC

Para ler o artigo da Forbes "O longo caminho até 1 bilião: viagem de 40 anos de Tony Langley até á lista de bilionários", clique aqui

Tony Langley - "muito satisfeito " com investimentos na impressão.

Sobre Langley Holdings plc


Langley Holdings plc é um grupo de engenharia industrial privado e diversificado, baseado no Reino Unido, com as suas principais divisões operacionais localizadas na Alemanha e França e mais de 80 filiais em todo o mundo. As empresas do grupo produzem equipamentos que vão desde sistemas elétricos para centros de dados, máquinas para a indústria cimenteira, construção em aço para linhas de empacotamento para o setor alimentar, equipamento de solda para a indústria automóvel e máquinas de impressão. O grupo foi fundado em 1975 pelo atual Presidente, Tony Langley, e emprega atualmente aproximadamente 4.300 pessoas em todo o mundo.

Sobre Manroland Sheetfed

A Manroland Sheetfed GmbH é um fabricante líder alemão de máquinas de impressão offset folha-a-folha. Fundada em 1871, a empresa é um dos mais antigos fabricantes de máquinas de impressão do mundo. Atualmente a empresa tem as suas próprias filiais em mais de 40 países e é uma referência global para a suprema qualidade e fiabilidade. A Manroland Sheetfed GmbH é uma subsidiária detida totalmente pelo grupo britânico privado de engenharia, Langley Holdings plc.